fbpx

Conheça os 3 pilares da Segurança da Informação

Segurança da Informação

A era da tecnologia já está muito bem estabelecida. Seja no âmbito profissional, seja no pessoal, o dia a dia da população está informatizado. Para empresas não poderia ser diferente: a adoção de tecnologia virou necessidade.

Entretanto, esta nova realidade não apresenta somente facilidades. Cibercrimes e ataques virtuais também fazem parte dela, assim, exigindo que alguns cuidados devam ser priorizados no mundo virtual.

Para se precaver de possíveis ataques cibernéticos e proteger seus dados sensíveis, é útil se aprofundar em segurança da informação.

O que é segurança da informação?

Segurança da informação é o que promove a defesa dos dados através de uma série de práticas. Estas práticas visam frustrar a obtenção das informações privadas por pessoas não autorizadas.

Desta maneira, as práticas referentes à segurança da informação se estruturam sobre 3 pilares:

Confidencialidade

A confidencialidade nada mais é que um princípio acerca da privacidade das informações. Esse pilar existe para atestar que os dados confidenciais sejam acessados apenas por pessoas previamente autorizadas, evitando divulgação indevida ou violação dos mesmos.

A garantia de confidencialidade é estabelecida através de medidas criadas pela empresa e conscientização da equipe de trabalho sobre todos os riscos decorrentes de casos de irrupção. O acesso aos dados deve existir apenas para áreas correlatas a eles.

Integridade

Aqui se fala sobre a precisão e confiabilidade dos dados armazenados. A integridade é a garantia de que os arquivos e informações armazenados não sejam indevidamente alterados. É de suma importância uma empresa preservar seus dados para assegurar suas decisões conforme a originalidade documental.

O departamento de T.I. pode estipular controles de acesso somente a colaboradores, definindo permissões de arquivos, além de usar softwares de análise para detectar possíveis alterações.

Disponibilidade

O pilar da disponibilidade é permitir sempre acessibilidade de informações para uso da empresa. Em resumo, as informações têm de estar disponíveis para que os funcionários possam consultá-las quando necessário. A impossibilidade de acesso pode acarretar em problemas de ordem maior à empresa.

A infraestrutura tecnológica da empresa deve priorizar a preservação do acesso aos dados e manutenção dos mesmos.

Uma alternativa que vem sendo utilizada é o Cloud Computing, que além de reduzir gastos, preserva as informações de danos físicos.

Quem é responsável pela segurança da informação?

Atualmente o mundo corporativo compreende a necessidade de se investir em um departamento de Tecnologia da Informação (T.I.). O T.I. é responsável por aplicar todas as diretrizes de segurança da informação na empresa.

Seja próprio ou terceirizado, o departamento de Tecnologia da Informação é o cérebro de um empreendimento inserido na inovação digital. Ele defende não só os dados organizacionais, mas também de acionistas, funcionários e clientes.

Considerações

O mundo corporativo contemporâneo enxerga os dados como ativos. Informações sensíveis podem ser comercializadas indiscriminadamente, caso acessadas indevidamente. Portanto, a garantia da confidencialidade e uso apropriado de dados acontece através do investimento em segurança da informação. Para efetivar as medidas de defesa, os 3 pilares são o norte ideal a ser seguido.

Quer saber como sua TI pode ser mais eficiente?

Relacionados