Com base em melhorias como rolagem suave e a expansão dos limites de células, o Google anunciou que o Planilhas agora tem o dobro de velocidade de cálculo nos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge. Essa atualização traz melhorias significativas na execução de fórmulas, criação de tabelas dinâmicas e uso de formatação condicional, entre outros recursos. Empresários que analisam finanças, gestores de grandes volumes de dados e profissionais que monitoram pedidos agora podem ver alterações refletidas muito mais rapidamente. Independentemente do tamanho do arquivo ou da complexidade do cálculo — desde as somas mais simples até consultas avançadas —, os resultados serão processados de maneira consideravelmente mais ágil.
Essa melhoria foi viabilizada por uma parceria com a equipe do Google Chrome e também está disponível para usuários do Microsoft Edge. O Google espera que essas melhorias cheguem em breve aos navegadores Safari e Firefox. A tecnologia por trás desse avanço é o WasmGC, que permite uma execução de código na web mais rápida. Para mais detalhes, o Google disponibilizou um estudo de caso da equipe de engenharia. Além da velocidade de cálculo, o Google também está trabalhando para reduzir o tempo de carregamento inicial e melhorar o desempenho ao copiar/colar e filtrar dados no Planilhas.
Além disso, o Google facilitou o processo de organização de dados no Planilhas. Para oferecer um começo mais rápido, foi introduzida a nova funcionalidade de painel lateral no Gemini para Workspace. Essa ferramenta permite que os usuários interajam com o Gemini, que resume, analisa e gera conteúdo com base em e-mails e documentos, criando planilhas contextualizadas e resumos automáticos.
Recentemente, o Google também anunciou a adição de tabelas pré-construídas, proporcionando um ponto de partida para organizar dados de projetos, eventos, inventários e muito mais. Dessa forma, os usuários não precisam mais construir planilhas do zero.
Agora, ficou mais fácil estruturar e refinar dados com o novo recurso de tabelas no Planilhas. Esse recurso automatiza a formatação e organização dos dados, aplicando um design aprimorado com tipos de coluna, filtros, codificação de cores e menus suspensos. Profissionais de diversas áreas podem utilizar essas tabelas para garantir que os dados estejam corretamente formatados, de acordo com o tipo de coluna selecionado, reduzindo a necessidade de ajustes manuais.
O Google também introduziu as notificações condicionais, permitindo que os usuários criem regras nas planilhas que enviam alertas por e-mail quando determinados critérios são atendidos. Isso é especialmente útil para equipes que gerenciam projetos complexos, orçamentos e cronogramas, já que as notificações mantêm todos atualizados sobre mudanças importantes.
Com essas inovações, o Google Planilhas se consolida como uma ferramenta estratégica para gerenciamento de projetos e tomada de decisões, aumentando a produtividade de equipes em diversos setores, como tecnologia, transporte, varejo e saúde.