Blog

Google anuncia nova interface do Gmail

A Google anunciou nesta semana o lançamento de uma versão remodelada do Gmail, um de seus serviços mais populares. Nas próximas semanas, a plataforma de correio eletrônico receberá um redesenho completo, que aproximará a experiência daquela encontrada nas versões mobile e adicionará novas funções que antes estavam disponíveis apenas em softwares específicos.

A maior mudança, claro, será visual, com uma interface mais limpa e com menos divisões, semelhante ao Material Design que é utilizado pela Google em praticamente todos os seus serviços. A partir daqui a empresa oferece diferentes modos de exibição de acordo com as prioridades de cada usuário e também o tipo de conteúdo que ele deseja visualizar.

A versão padrão, por exemplo, prioriza mensagens e exibe quando elas possuem arquivos anexos, agora indicados por ícones que indicam a presença de documentos ou fotos, por exemplo. A visão “confortável” deixa de lado tais indicadores, enquanto a “compacta” simplifica a interface ainda mais, permitindo a exibição de mais mensagens na tela – é, também, o visual mais parecido com o atual.

Novo design do Gmail usa barras laterais para melhorar usabilidade (Imagem: The Verge)

As barras laterais também mudaram. Na esquerda, permanecem as opções já conhecidas, mas elas podem ser minimizadas de forma a exibirem somente os ícones, mais uma vez, liberando espaço na tela. Isso abriu a possibilidade de uma segunda sidebar, à direita, onde estarão as integrações com outros serviços da Google, como a agenda ou aplicativo de anotações.

Recursos que antes estavam disponíveis somente no app Inbox também passam a fazer parte da experiência padrão do Gmail. A principal adição é o recurso de “soneca”, que oculta certos e-mails na caixa de entrada por um período de tempo determinado, até que o usuário possa lidar com eles. É uma boa, por exemplo, para os momentos em que ainda não se tem uma resposta imediata aos questionamentos ou não podemos atender às solicitações, garantindo que elas não sejam esquecidas.


Importados do Inbox, respostas rápidas e botão soneca passam a fazer parte do Gmail tradicional (Imagem: The Verge)

As respostas rápidas também chegam como parte da experiência central, por motivos semelhantes aos anteriores. O Gmail agora será capaz de sugerir textos rápidos para serem utilizados nos e-mails, mais uma vez agilizando a experiência quando há a necessidade, apenas, de uma confirmação de recebimento ou de um atendimento veloz, sem grandes detalhes.

Outros elementos, porém, seguem inalterados. As novas mensagens continuam aparecendo no canto inferior direito, permitindo que o usuário navegue enquanto escreve, e a parte superior da tela continua ocupada quase que completamente pela barra de busca. Agora, ela apresenta uma única cor e se tornou mais discreta, mas não terá mudanças em sua usabilidade.

Mas e o Inbox, como fica?

A adição de tais funções já está levantando dúvidas quanto ao futuro do projeto de caixa de entrada inteligente da Google. Afinal de contas, agora, muitos de seus recursos estão disponíveis como parte integrante do Gmail, sendo assim dispensando a necessidade de um app separado para a utilização de recursos.

Exclusivo para celulares e tablets, Inbox serviu como celeiro de inovações que chegam agora ao Gmail (Imagem: Divulgação/Google)

Por outro lado, é importante lembrar que o Inbox, desde sempre, foi encarado como um projeto experimental pela Google. O software é um celeiro de inovações e novos recursos que, invariavelmente, chegariam ao serviço de forma geral. Isso já havia acontecido no passado com a possibilidade de priorização de mensagens, e agora o mesmo movimento adiciona outras funções inéditas à versão padrão do Gmail.

Permanece, ainda, o design arrojado que, como já era de se esperar, não deve ser aplicado de forma completa justamente por seu radicalismo. Entretanto, algumas de suas ideias visuais também aparecem na nova versão do Gmail, o que deve fazer com que seus usuários não sintam a necessidade de mais, os desmotivando, então, a baixar o Inbox.

Ficam as dúvidas sobre o destino da iniciativa, bem como a previsão de lançamento das novidades. A Google I/O, conferência da gigante junto à sua comunidade de desenvolvimento, começa no dia 8 de maio e soa com um bom momento para anunciar uma liberação generalizada do novo visual do Gmail, bem como a chegada de novos recursos ao Inbox. A primeira situação, aparentemente, tem bem mais chance de se tornar realidade do que a segunda.

Fonte:  The Verge

Canaltech